Bem Vindo ao blog Os CEARENSES.

Ceará: A Ilha Da Fantasia, Com Tattoo E Tudo

COMPARTILHE:

A montanha pariu mais um rato. Esta semana termina com um vídeo que viralizou nas redes sociais onde o Governo do Estado ocupa a audiência para anunciar que a GOL Linhas Aéreas arrendará um aviãozinho monomotor de nove assentos, nove assentos, para fazer voos ligando Fortaleza a Sobral, Crateús, Jeri, Tauá, etc. Para Juazeiro será um avião de 70 assentos, após a AZUL anunciar a retirada de seus voos em ERJ EMBRAER de 110 assentos da terra do Padim Ciço. No vídeo, o “feito relevante” é saudado com tanta ênfase que o âncora afirma que agora teremos o voo Crateús – Paris – Crateús, faltando dizer que com escala em Tauá. Viramos, novamente, piada.

Vivo estivesse, nosso saudoso Comandante Ariston Pessoa de Araújo, dono da TAF Linhas Aéreas, estaria dando gargalhadas para esse anúncio. Usando exatamente o mesmo modelo de avião monomotor, o Grand Caravan, nosso Pinto Martins dos tempos modernos já voava diariamente para Juazeiro do Norte, Sobral, Crateús, Iguatu, Parnaíba e Teresina. O Comandante Ariston foi muito além dessa piada de mau gosto do Governo do Estado na medida em que voava em Boeing 737/200 ligando diariamente Fortaleza a quase todas as capitais do Norte e Nordeste, além de voos para Caiena, na Guiana Francesa, e Paramaribo, no Suriname. Ou seja, a Montanha Ceará anunciou que passamos a ter uma pequena parte do que uma Companhia Aérea de um cearense arrojado já oferecia ao mercado sem qualquer espécie de apoio dos cofres públicos cearenses. Cabe registrar que referida Aérea Cearense praticava tarifário tão arrojado que despertou o desejo das gigantes concorrentes LATAM e GOL de retirá-lo dos céus do Nordeste. Conseguiram.

O grito por traz da claquete, escutado por quase ninguém da plateia, foi o gigantesco benefício fiscal que o Governo do Estado brindou a GOL Linhas Aéreas sobre o ICMS do QAV – Querosene de Aviação. Um Decreto de 2018, de número 32.852, publicado no Diário Oficial do Estado em 05 de novembro de 2018, foi aplicado e concedeu um desconto de 64% na alíquota do referido ICMS, reduzindo-a a 9%. Mencionada aérea combinou com o próprio Estado para dar-lhe um drible da vaca colando micro-voos para as cidades interioranas que são os pré-requisitos impostos no dispositivo legal estadual. Agora calcule o tamanho da isenção tributária concedida pelo Estado. Muitos milhões, com certeza, para facilitar o gol da GOL.

O episódio apenas explicita a enorme ansiedade do setor público cearense que tenta maquiar qualquer coisa e mostrar de forma que empolgue os desinformados do segmento. Sem números para sustentar suas “realizações” e com nosso Ceará vivendo na franja do desenvolvimento econômico, estando fora da rota dos grandes investimentos, e com sua população clamando por postos de trabalho com alguma dignidade, seguimos mergulhados no atoleiro social que estamos metidos, não obstante o pessoal da Aldeota preferir ignorar. Somos, cada vez mais, uma Aldeota.

Ceará: A Ilha Da Fantasia, Com Tattoo EtudoAssim, de rato em rato, vamos nós da montanha Ceará parindo alguma bobagem para postar nas redes sociais que viraram o mundo da ilha da fantasia em que todos aparecem bonitos e sorridentes em eventos bacanas patrocinados por alguém que controla dinheiro dos outros. Como no próprio seriado Ilha da Fantasia, onde o personagem Tattoo ficava no alto da torre gritando “o avião, o avião”, estamos na nossa vida real a ver aviões e pobreza.Enquanto isso, como registrou nosso Patativa: “eu sou de uma terra que o povo padece/mas não esmorece e procura vencer…/não nego meu sangue/não nego meu nome/olho para a fome/pergunto o que há/sou cabra da peste/sou do Ceará”.

COMPARTILHE:

Picture of Allan aguiar

Allan aguiar

VEJA TAMBÉM

ASSINE A NEWSLETTER OS CEARENSES

Os CEARENSES

Assine a Newsletter
Os CEARENSES