Jorge Rebelo de Almeida é um Português com sotaque cearense. Jorge chegou ao Ceará muito antes de muitos cearenses terem nascidos. Lá pelo final do século passado ele já olhava, desde Lisboa, o outro lado do atlântico e enxegava o Nordeste do Brasil. Jorge é aquele primeiro Português, digo segundo após Cabral, a sentir as potencialidades do Brasil e do turismo na terra de José de Alencar. Jorge é a imagem do arrojo e do otimismo. Um Luso que acredita mais no Brasil que muitos brasileiros e não para de investir, de evoluir e de qualificar seus muitos hotéis e resorts construídos nas mais belas paisagens brasileiras.
Seu primeiro hotel no Brasil foi o Vila Galé em Fortaleza e seus formidáveis 300 quartos, apostando firme na nossa capital em em nossa Praia do Futuro. Jorge é o principal responsável pela introdução do Ceará no mercado Português. O Turismo internacional no Nordeste do Brasil pode ser classificado como AJ e DJ. Antes do Jorge éramos uma promessa e Depois do Jorge passamos a ser uma realidade com o desembarque de milhares de Portugueses e de outros europeus pelas asas da TAP Air Portugal, Aérea que ele ajudou a também redescobrir o Nordeste do Brasil. Hoje, individualmente, é o maior hoteleiro do Brasil com mais de 10 mil leitos espalhados por nosso território.
Nesses poucos mais de 20 anos de Brasil o Vila Galé redefiniu o conceito de hotelaria e acolhimento introduzindo seu estilo vitorioso praticado em Portugal, terra do turismo evoluído. Com equipamentos de elevado padrão construtivo situados em paraísos praianos e tarifas competitivas os brasileiros, além dos estrangeiros, reconheceram os diferenciais dessa bandeira hoteleira e passaram a viver essas experiências em suas férias e em seus deslocamentos a trabalho.
Com Resorts espetaculares no Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia e Hotéis Urbanos em Fortaleza, Rio, São Paulo e Salvador esse visionário vem inaugurando em média um novo hotel a cada ano, com pandemia e tudo. Alguns dias atrás Jorge reuniu em Fortaleza o trade turístico Nordestino para entregar um novo Vila Galé Fortaleza, agora totalmente retrofitado e completamente repaginado. Mais um investimento de muitos milhões de reais, explicitando toda a sua crença no futuro da praia do futuro em um momento em que alguns hotéis encerram suas atividades em plena beira-mar de Fortaleza. A postura arrojada e otimista desse Português contrasta com o quadro adverso que assola o setor e o coloca como um dos poucos investidores em turismo e hotelaria que seguem firme suas agendas de expansão dos negócios no Brasil.
Neste sentido, com milhares de empregos diretos e indiretos gerados no Brasil todo, Jorge Rebelo acaba de inaugurar um Resort em Alagoas, na encantadora praia de Carro Quebrado e já engatou seu mais novo projeto turístico de alto padrão na praia do Cumbuco, desta feita um hotel de charme na belíssima esquina da lagoa do Cauipe com o Oceano Atlântico.
Jorge Rebelo de Almeida encarna a moderna gestão e a grande eficiência do setor privado no trato dos negócios turísticos. Imaginemos um homem desses, com as qualificações que possui, como Ministro do Turismo do Brasil. Mas a péssima política prefere sempre a mediocridade e os correligionarios que só fazem esse tipo de política quando deveria cuidar com profissionalismo do setor que mais emprega em nossa economia.
Discreto e alheio a holofotes, esse mega empresário usou da palavra para enaltecer nosso povo, nossa cultura e nossas belezas naturais e anunciar seus novos investimentos milionários em Fortaleza, sem ter na plateia a presença de sequer um único representante da prefeitura nem do Estado, que estavam ocupados em Miami em agenda business with pleasure, com dinheiro público, tentando de forma estéril promover, junto a americanos da Flórida, Fortaleza como a terra do kitesurf.
Sendo assim, por todo bem que fez e que faz, “a César o que é de César e a Jorge o que é de Jorge”.