Nada do verde da Amazônia nem do planeta Terra será efetivamente debatido nessa “COP 30”. A COP é vermelha, é 13, é Lula, é PT. A ONU foi completamente engabelada e desprestigiada, e assiste à ruína desta edição da sua conferência sobre mudanças do clima. Ideologizaram o indeologizável: a natureza e seu sofrimento em conviver com os seres humanos.
Não é à toa que somente cerca de 50 líderes mundiais, 90% de países de baixo calibre internacional, confirmaram presença nesta COP 13. Sem os líderes das principais potências do mundo, como Trump, Putin, Xi Jinping e outros de importantes nações como a Argentina de Milei, caberá a essas mais de 100 delegações, sem seus presidentes/primeiros ministros, agitar o turismo em Belém do Pará, gastando suas diárias, pagas com dinheiro público, passeando e engordando nas maravilhosas paisagens e com a incrível gastronomia amazônica.
Quem ganhou mesmo, de verdade, com essa COP 13, foi a cidade de Belém e seu urbanismo que passou por uma profunda maquiagem. As melhorias urbanas são visíveis e profundas. Os principais corredores turísticos, por onde os gringos passarão, estão todos retrofitados, limpos e arrumados. Bilhões aplicados para preparar a cidade para a festa internacional dos esquerdistas globais. Parte desses bilhões foram aplicados corretamente em obras de infraestrutura, como água, esgoto/saneamento, drenagem, pavimentação e reurbanizações de áreas turísticas degradadas. Sim, essa COP 13 deixará um belo legado para Belém, como um aeroporto melhorado e um porto novinho em folha, além de garantir a reeleição do governador do estado ou de quem este quiser.
O evento Global Citizen, que marcou a abertura da COP 13, um mega showmício no estádio Mangueirão e bancado com dinheiro público, reuniu uma multidão de jovens carentes e incandeados pelos raios vermelhos do palco, que buscavam assistir Chris Martin, do Coldplay, Anita, balançando seus glúteos esverdeados, Gilberto Gil cantando e a Janja requebrando na frente de outros âncoras globais. Entre uma atração e outra, 20 minutos de uma massiva lavagem cerebral em forma de palavras de ordem lidas, em enormes teleprompters, por indígenas com enormes unhas de porcelana, cílios trabalhados, batons impecáveis, tênis On Claudtilt e relógios da Apple no pulso.
Com isso, a COP 30 não servirá para deliberar nada sobre medidas concretas a serem adotadas pelas nações para conter os supostos danos da suposta mudança climática que os supostos ambientalistas professam. Servirá somente para tentar pavimentar a reeleição de Lula em 2026 e desviar a atenção dos pobres e ignorantes que se escandalizaram quando ouviram do seu próprio presidente que os traficantes são vítimas dos usuários, assim como os estupradores são vítimas das moças e senhoras que estão nas paradas de ônibus. Salvem-se, é selva! Digo, não é sobre selva!


